quinta-feira, maio 13, 2004

Designers, Gráficos & Gráficas

A designação “designer gráfico” incomoda certas pessoas, sobretudo quando é abreviada para “gráfico”. Por exemplo, o Departamento de Design da Fbaup é muitas vezes chamado o Departamento de Gráficas pelos serviços administrativos, provocando algum ranger de dentes por parte de alguns professores.

Se a expressão “designer gráfico” é, como tudo na vida, uma mera tradução do inglês, porque é que incomoda tanto neste caso? Talvez porque parece a descrição de um sujeito que lida com as “Gráficas”, uma coincidência estúpida que só acontece na lingua portuguesa.

O designer, trabalhador intelectual, tem medo de ser confundido com um intermediário: o tipo que lida com as idas à oficina de impressão; o gajo "designer" que é como quem diz um pouco "sensível", "artístico" e "com jeito", mas que ao fim e ao cabo só serve para evitar que o cliente suje a camisa com tinta.

Para evitar esta confusão, começou a preferir-se "Designer de Comunicação", designação mais própria para um profissional da cultura ao serviço das novas tecnologias e especialista em coisas que estão fora do alcance do proletário comum.

Agora, há quem ache a nova definição estreita de mais. A interdisciplinaridade instalou-se e a palavra "designer" parece demasiado conotada com uma só actividade. Há quem prefira apenas "Comunicador"…

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó Colega....onde é que foste desencantar essa do Departamento de Gráficas??? Caiu do cêu aos trambolhões não?! A pertinência da tua afirmação esgota-se na irresponsabilidade dos factos inexistêntes....tenho dito

12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto que me chamem prostituto de comunicação entre parêntesis prostituto gráfico!

6:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home